Blog

LEVEM SUAS MOCHILAS

5 abr , 2019  

56666772_1245816868909631_6760372033931968512_n (1)

Recentemente vivi uma situação desconfortável levando as crianças à escola de metrô.
Sabe aquela situação em que mesmo você fazendo o que é certo, vem alguém e diz que está errado e por um milésimo de segundos a faz parar para pensar: “será mesmo que isso que estou fazendo é o correto?!”
Eu senti essa sensação ao subir a escada rolante com meus filhos carregando as suas próprias mochilas, quando uma mulher virou para mim e disse com um “tom” de reprovação: “se você carregasse as mochilas deles seria bem mais rápido”.
Crianças demoram um pouco mais do que nós. Em geral, os adultos ao subirem na escada rolante são mais prudentes e cautelosos, igualmente aos idosos, por terem medo de cair, ainda mais segurando algo em suas mãos.

Mas eu estou sempre amparando caso precisam de ajuda, mas amparar não significa fazer por eles.
Sim, por um milésimo de segundo eu cheguei a pensar que eu poderia carregar as suas mochilas; por um milésimo de segundos eu me culpei por fazer aquilo que é certo! Que louco isso, nao é mesmo?
Quantas vezes nós nos culpamos por fazer aquilo que é certo, porque a maioria das pessoas faz errado?
Assim como eu não posso ir à escola e estudar no lugar dos meus filhos, eu também não posso carregar as suas mochilas.
Meu dever é levá-los à escola e deixá-los na porta e dizer: boa aula meus filhos!
Dali para frente é com eles. Eu posso ampará-los sempre que se fizer necessário, mas digo e repito, jamais carregar em minhas costas responsabilidades que são únicas e exclusivamente deles!
Acredito que a responsabilidade é uma das virtudes mais importantes para o desenvolvimento humano. Graças a ela, a pessoa assume o controle da sua própria vida, mas, para chegar a esse nível, nós pais precisamos ensiná-los desde cedo quais são as suas responsabilidades.
Respeitando o tempo de cada criança, no caso dos meus filhos eles já tem idade suficiente para assumir essa responsabilidade. Já dizia o sábio Içami Tiba:
“Mães que que carregam as mochilas dos filhos estão lhes ensinando que cabe a eles curtir a vida enquanto a elas lhe cabe a responsabilidade de tudo”.
Pensem nisso!
Erika Fonseca


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *