Dicas de Mãe

Lista de livros bacanas para ler no período do desfralde

6 dez , 2017  

livro-coco-no-trono

Por aqui os livros são super bem vindos e nos ajudam a lidar em diversas fases na vida dos pequenos!

Durante o desfralde, li alguns que gostaria de indicar para vocês e outros que já ouvi falar que são excelentes nessa fase!

Já recebi algumas perguntas sobre desfralde e já adianto que não existe nenhuma dica infalível, penso que devemos estar atentos aos sinais que a criança nos dá dizendo que chegou a hora de dar tchau  para a fraldinha!

Em caso de desfralde as únicas dicas que posso dar, além dos livros,  é seguir a sua intuição materna e desfraldar no verão, caso contrario é bem provável que o seu filhote ficará sem nenhuma roupa seca dentro das gavetas!

Cocô no Trono (Charlat, Benoit)
Para aqueles que estão tentando trocar a fralda pelo trono, para os pais solidários e para os todos os interessados no assunto, um livro-brinquedo, em formato grande, com páginas reforçadas, bem coloridas e com um botão que, quando acionado, detona a maravilhosa descarga.

O que Tem Dentro da Sua Fralda? (Genechten, Guido Van)
Ratinho é muito curioso. Ele gosta de descobrir como tudo é por dentro. Nada escapa de Ratinho, nem mesmo as fraldas de seus amigos. Coelho, Cabrita, Cachorrinho, Bezerro, Potrinho e Porquinho, todos mostram suas fraldas. Então, claro, eles também querem ver a fralda de Ratinho. Uma grande surpresa os espera. Um divertido livro com abas sobre a grande curiosidade de um pequeno rato e sobre a passagem para o penico…

A Incrível Fábrica de Cocô, Xixi e Pum (Mesquita, Fátima)
Como é que aquela deliciosa pizza e aquela limonada geladinha que você saboreou com tanto prazer se transformam em…eca!…cocô e xixi? Você vai entrar agora na “A Incrível Fábrica de Cocô, Xixi e Pum” para descobrir como tudo isso é produzido dentro do seu corpo. Conheça os “trabalhadores” que estão aí dentro separando do alimento tudo o que dá energia para fazer você correr, pentear o cabelo, jogar videogame e dar sustos nos outros. Já o resto da comida… bem, sobre isso é melhor você ler o livro para saber.

Que Cheiro É Esse? – o Livro do Cocô (Goldsack, Gaby)
Um livro magnífico, com ilustrações engraçadas, que traz uma interessante perspectiva sobre um tema natural, mas cheio de preconceitos: o COCÔ! De forma simpática e sem rodeios, as crianças aprenderão sobre esta importante necessidade de todos os animais

Hora do Penico –  (Dawn Sirett)  : Tem uma versão em azul “para meninos” e outra rosa “para meninas”. Ricamente ilustrado com fotos de crianças usando o penico/vaso sanitário, vestindo calcinhas ou cuecas, limpando-se e lavando as mãos depois de usar o banheiro.

Da pequena toupeira que queria saber quem tinha feito cocô na cabeça dela (Werner Holzwarth / Wolf Erlbruch) O título deste livro simpaticíssimo não deixa a menor dúvida quanto ao tema tratado. O problema se apresenta certa manhã, quando a toupeirinha ia saindo de sua toca: quem teria feito cocô sobre sua cabeça? Para esclarecer o enigma, ela interroga todos os animais que encontra no campo: o cavalo, a pomba, a vaca, o porco… E os diversos bichos suspeitos, para se inocentar, exibem os respectivos cocôs à toupeira: há aqueles pequenos, de animais pequenos; há os de formato peculiar, etc. – cada animal corresponde a um excremento diferente. Até que, finalmente, graças à ajuda de uma dupla de especialistas – duas moscas pretas -, a toupeira encontra o culpado e dá um jeito de se vingar condignamente.
As crianças adoram. Durante alguns anos de suas vidas elas acham o assunto fascinante. Além disso, explorá-lo lhes dá oportunidade de nomear o que normalmente deve permanecer oculto – e ao prazer da suposta infração se soma o do desvendamento.

Cadê o meu penico? ( Mij Kelly e ilustrações de Mary McQuillan)

A coitada da Hortênsia estava louca de vontade de fazer “uma tal coisa”, mas não encontrava o seu penico por nada… Enquanto isso, a bicharada toda se divertia com um objeto misterioso. Seria uma gamela? Um tigelão? Quando eles descobrem que aquele pote serve para fazer xixi e cocô, ficam encantados com a novidade: estão todos muito apertados e não querem mais saber de sujar o terreiro!
Enquanto isso, Hortênsia pergunta aos animais sobre seu penico, mas eles não o conhecem por esse nome, por isso não podem ajudar. Coitada, será que ela vai recuperá-lo a tempo?
Escrita em versos rimados, esta história fala de maneira divertida sobre uma fase de crescimento e aprendizado na vida das crianças pequenas.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *