Mamãe Gourmet

RISOTO DE CAMARÃO

24 mar , 2016  

camarao

Ingredientes:
500 gr de arroz para risoto – existem várias marcas, eu costumo variar, mas o que mais uso é o Camil tipo italiano
1kg de camarão limpo
7 camarões tipo VG para enfeitar
Aproximadamente 1 litro de Caldo de peixe ou de camarão.
1/2 kg de abóbora ralada
1 cebola cortada pequena
salsa e cebolinha
2 colheres de sopa de manteiga
queijo parmesão à gosto

Modo de preparo:
Limpe o camarão om limão, deixe alguns minutos de molho e depois retire todo o limão. Cozinhe o camarão. Depois que o camarão estiver pronto adicione a abóbora ralada. Reserve.

Aqueça o caldo. Em uma outra panela adicione 1 colher de manteiga e a cebola . Refogue a cebola. A partir daí você não deve se afastar da panela. Aumente o fogo, adicione o arroz e comece a fritá-lo. Mexa constantemente de forma a não queimá-lo; ele não deve ficar dourado. Depois de 1 minuto diminua o fogo para médio.

Acrescente a primeira concha de caldo quente. Você agora não deve parar de mexer. Não se esqueça de esfregar o fundo da panela deixando-o bem limpo para que o arroz não grude. Vá acrescentando mais caldo à medida que ele for evaporando. Tome cuidado para que ele não fique com muito caldo, empapando demais o arroz. Essa etapa deve demorar de 15 a 20 minutos. Experimente o arroz de tempos em tempos até que ele esteja no ponto. Ele deve ficar al dente, levemente úmido, mas sem muito caldo.

Quando o arroz estiver quase pronto acrescente o camarão, abóbora ralada, a salsinha e a cebolinha. Continue mexendo. Retire a panela do fogo e adicione mais 1 c.s de manteiga e o parmesão. Misture delicadamente e, se quiser, guarde um pouco do queijo para salpicar na hora. Prove e corrija o sal. Passe para uma travessa. Enfeite seu risoto com os camarões VG e sirva imediatamente.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *